Quem somos

Somos Tanoaria Mesacaza

Localizada na Rua Dom Luis Colussi, Centro, Monte Belo do Sul - RS, a Tanoaria Mesacaza atua há mais de 35 anos na fabricação de barris, tonéis, tinas, baldes, ofurôs e outros produto sob medida em madeira. Possuíndo uma linha de produção bastante variada, fabricando itens de diversos tamanhos. A empresa é especializada em fabricação de produtos para vinho, cachaça, cerveja, vinagre entre outros produtos.
Para a fabricação são utilizados vários tipos de madeira só depende de sua escolha!


Histórico da Tanoaria

Atualmente

A Mesacaza conta com uma área industrial com mais 1.000 m², com máquinas especiais destinada para produção de barris, fabricando barris de madeiras brasileiras como Amburana, também conhecida com Cerejeira, Cabreúva, Bálsamo e Grápia. Com tamanhos entre 1 Litro até 700 Litros.

Trabalha também com importação de madeira bruta de Carvalho Francês Gran Fino fabricando todo o barril aqui no Brasil com capacidade para 225 Litros, entre os carvalhos este é o de maior qualidade. Fabricado especialmente para vinhos, mas nada impede de ser utilizado com outras bebidas.

Fornece também barricas reformadas de Carvalho Americano anteriormente utilizadas por whiskey e vinho, alem de barricas semi novas francesas de vinhos. Complementando também as atividades com artesanatos na fabricação de barris pequenos, ou para realização de experimentos.

2015

Um grande marco na história dos barris. A primeira exportação de barris da Tanoaria Mesacaza para a França, foram fabricados barris de 225 Litros com madeiras de Cerejeira, Cabreúva e Grápia. Com a expansão do negócio ao decorrer dos anos foram exportados barris de madeiras brasileiras para Escócia, Irlanda, EUA.

2001

Com o aumento da demanda e necessidade de melhoria do parque fabril, a empresa mudou-se do interior para a sede do Munícipio de Monte Belo do Sul. E também expandiu os negócios com aperfeiçoamento de barris para envelhecimento de outras bebidas além do vinho.

1993

Iniciou o processo de fabricação de barris de carvalho em parcerias com vinicolas da Região do Vale dos Vinhedos, buscando expandir os negócios e também investindo em tecnólogia para fabricação deste tipo de barril aqui no Brasil.

1989

Em 1989 com a chegada da Energia Tri-Fásica, Eugenio, começou a ampliar a quantidade máquinas como a plaina de grossura, desempenadeira, tupias, furadeiras e tornos, também nesta época iniciou a contratação de funcionários.

1981

Aos 24 anos de idade, Eugenio Mesacaza, filho de Arcângelo seguiu com o ofício aprendido de seu pai e no ano de 1981 foi registrada a empresa em nome de Eugenio Mesacaza.

1960

Arcângelo foi morar na Linha Argemiro Alta e começou a fazer barris de madeira. Nesta época o barril era feito artesanalmente, sem auxilio de máquinas ou energia elétrica, um barril 500 litros em media necessitava de uma semana para ser fabricado. As primeiras máquinas foram uma desempenadeira e uma serra fita de madeira, feitas por ele, ainda existentes hoje. As máquinas eram movidas com motor a oléo.

1918

Nasceu Miguel Arcângelo Mesacaza, fundador da Tanaoaria. Aos vinte anos de idade ele conseguiu seu primeiro emprego com carteira assinada, trabalhou por 10 anos com a companhia estadual DAER fazendo Aberturas de estradas. Depois disso trabalhou com um moinho movido a água no arroio Santa Bárbara, fazendo a farinha de trigo e milho por mais 10 anos;